Dicas de Compra

Financiamento com o banco ou a construtora? Descubra a melhor opção!

Compartilhe este post

Quase todo mundo considera a possibilidade de investir no mercado imobiliário, seja pela robustez que esse segmento tem em nosso país, seja pela segurança que as propriedades oferecem, especialmente em longo prazo. Diante dessa realidade, decidir entre fazer o financiamento com a construtora ou com o banco pode ser muito importante.

Não importa se a sua preferência é pela aquisição de uma casa, de um apartamento ou até mesmo de uma unidade ainda na planta: financiar é uma alternativa interessante e que pode viabilizar a realização do sonho de aumentar o seu patrimônio. Continue lendo este conteúdo e aprenda mais sobre esse tema!

Qual a diferença entre financiar com banco ou construtora?

Como o investimento no mercado imobiliário é uma escolha que pode trazer mais segurança para a sua vida financeira durante décadas, é natural que você tome algumas precauções, evitando prejuízos e problemas futuros. Por isso, confira abaixo algumas das características de financiar com um banco ou uma construtora.

Financiamento imobiliário com o banco

O financiamento imobiliário feito com uma instituição bancária é, possivelmente, a modalidade mais conhecida e utilizada no Brasil. A Caixa Econômica Federal é, historicamente, a maior fornecedora de crédito imobiliário no país e, nos últimos meses, vem apresentando excelentes condições em termos de juros e taxas.

Em linhas gerais, os bancos são uma escola mais segura, pois têm ampla experiência com esse tipo de empréstimo e, até mesmo por isso, têm processos bem consolidados para oferecê-lo. Nas melhores agências, você encontrará profissionais especializados que ajudam os clientes a compreenderem as quantias envolvidas e demais detalhes.

Entre as desvantagens dessa opção, podemos destacar a burocracia, que não costuma ser pequena e tende a demandar bastante paciência dos candidatos. Eles exigem uma documentação extensa e tendem a dificultar bastante a vida de quem já enfrentou problemas e ficou com o nome sujo no SPC e no SERASA.

Financiamento imobiliário com a construtora

Já o financiamento direto com a construtora é uma alternativa que era menos comum, mas que está ganhando bastante espaço no mercado imobiliário brasileiro. Ela oferece algumas vantagens importantes e tende a atender melhor a quem está em busca de em alguns perfis de imóvel, notadamente aqueles que ainda estão em construção.

Como essas empresas estão interessadas em fechar a venda, até mesmo para capitalizarem a obra, elas costumam facilitar bastante a vida dos clientes, oferecendo ótimas condições, pedindo um valor de entrada e dividindo o restante em algumas vezes. Outro ponto positivo é que há menos burocracia e poucas exigências.

Já as desvantagens também merecem ser observadas. Depois da entrega das chaves, por exemplo, a incidência de juros costuma ser maior. Os prazos de pagamento também são menos longos e existem cláusulas bastante controversas nos contratos, como as que permitem atrasos consideráveis, que são bastante comuns nesse setor.

Como escolher um banco ou uma construtora para financiar?

Agora que você já aprendeu um pouco melhor sobre as principais diferenças entre financiar com banco ou construtora, chegou a hora de descobrir de que maneira você pode escolher a alternativa que melhor se encaixa no seu perfil e necessidades. Continue lendo e veja como fazer isso!

Busque por recomendações de clientes

Até mesmo para decidir entre fazer o financiamento com a construtora ou com o banco, buscar recomendações de antigos clientes é uma excelente ideia. Isso vale para os dois tipos de instituição e serve para descobrir como é o atendimento prestado e o grau de atenção que a empresa oferece.

O ideal é que você conheça alguém que já tenha utilizado os serviços. No entanto, se isso não for possível, você pode usar a internet em seu benefício e pesquisar, por meio de fóruns, sites especializados e outras mídias do gênero, quais são as opiniões e principais reclamações feitas. 

Conheça os empreendimentos anteriores

No caso das construtoras, que são as empresas que venderão imóveis na planta, conhecer os empreendimentos anteriores pode ser uma excelente maneira de verificar a idoneidade de entregar aquilo que foi prometido no memorial descritivo quanto de atestar a qualidade do trabalho.

Outra possibilidade é a de conhecer a unidade modelo do projeto atual, caso essa possibilidade seja oferecida. Assim, você pode observar alternativas de decoração e checar se as características do local estão em sintonia com as suas expectativas, demandas e com as necessidades da sua família. 

Avalie as taxas e condições de pagamento

As taxas e condições de pagamento devem pesar bastante na sua decisão de escolher entre fazer o seu financiamento com a construtora ou banco. Essas instituições, como dissemos, apresentam características distintas, além de vantagens e desvantagens.

Com esses dados em mãos, você pode fazer um planejamento mais inteligente, verificando se a entrada e as prestações caberão ou não no seu bolso. Use e abuse das simulações, pois, elas são a forma mais fidedigna de checar essas informações e de projetar as parcelas, especialmente em médio e longo prazo. 

Fique atento à qualidade do atendimento

Por fim, por mais que isso possa parecer algo um pouco banal e menos relevantes, você não deve deixar de valorizar a qualidade do atendimento prestado pela instituição, seja ela a construtora ou o banco. Dessa maneira, você vê qual é o grau de interesse que eles têm pelos clientes.

Caso haja demora nas respostas ou algum sinal de descaso com os seus problemas e questionamentos, ligue o sinal de alerta. Leve em consideração que você terá uma relação de anos ou, até mesmo, décadas com a organização e se sentir valorizado e bem acolhido pode fazer uma grande diferença.

Agora que você já aprendeu praticamente tudo sobre fazer o financiamento com a construtora ou com o banco, ficou mais fácil sair do aluguel e comprar o imóvel que você sempre desejou.

Decidiu entre fazer o financiamento com a construtora ou com o banco? Quer receber ajuda de quem realmente entende do mercado? Então, não perca mais tempo e entre em contato com a nossa empresa!

Comentários no Facebook

Related stories