Comprar um imóvel é o principal sonho de consumo de muitas pessoas. Devido ao alto valor desse investimento, muita gente acaba desistindo ou tomando decisões erradas, como recorrendo a um empréstimo bancário que não poderá pagar. Surge, então, a dúvida: como conseguir dinheiro para dar entrada no apartamento?
Se você não consegue responder essa pergunta, acalme-se! Neste artigo daremos algumas dicas que o aproximarão de realizar o sonho da casa própria. Não acredita? Então, leia este post até o final!
1. Corte gastos desnecessários
Quando queremos juntar dinheiro para dar entrada no apartamento, repensar os gastos é fundamental. Em primeiro lugar, você deve saber para onde está indo o seu dinheiro. Essa tarefa pode ser solucionada usando aplicativos de organização financeira, como o Guia Bolso.
Depois, é hora de cancelar serviços que você não usa, como o jornal que você não lê, a academia que não frequenta etc. Se você gosta muito de um desses serviços, como um pacote de tevê, por exemplo, aproveite a oportunidade para conseguir um desconto.
Todo esse dinheiro que sobrar deve ser aplicado para a compra do seu apartamento. Vejamos como fazer isso.
2. Invista o seu dinheiro
O principal objetivo do investimento financeiro é preservar o seu poder de compra. Isso significa que, em hipótese alguma, você deve deixar o seu capital parado em uma conta-corrente.
Existem muitas opções de aplicações que podem ser usadas para juntar dinheiro para a entrada no apartamento, como o CDB e opções do Tesouro Direto. Procure os produtos com as menores taxas de Imposto de Renda e que tenham a melhor rentabilidade, respeitando o seu perfil de investidor.
3. Venda coisas que você não usa mais
Depois desses passos, pode ser que você se desanime por ainda não ter uma grande quantia de dinheiro. Se isso acontecer, é possível vender objetos que não usa mais.
Roupas, eletrodomésticos, eletrônicos etc., tudo isso pode ser vendido usando o serviço de vendas do Facebook ou sites especializados, como o Enjoei, Mercado Livre ou OLX.
Se você tem um automóvel e ele está parado na garagem, vendê-lo também pode ser uma alternativa, afinal de contas, um carro gera gastos (IPVA, Licenciamento, combustível etc.) e dependendo do modelo, essa venda pode ser fundamental para dar entrada no apartamento.
4. Pesquise o mercado imobiliário
Você já sabe quanto custa o imóvel que você quer comprar? Juntar dinheiro para a entrada do negócio ficará mais fácil se você já tiver definido esse valor. Por isso, pesquise na internet e converse com corretores. Ademais, vá aos bancos e tire todas as dúvidas sobre financiamento imobiliário.
Recomenda-se que o comprador dê cerca de 30% do valor do imóvel no momento da compra. Nem sempre isso é possível, se esse for o seu caso dê a maior entrada que puder e não se esqueça dos custos com a documentação.
Como vimos, dar entrada no apartamento é uma tarefa que exige planejamento e disciplina, mas não é impossível de ser realizada.
Uma das alternativas para economizar na compra de um imóvel é adquiri-lo na planta. Você conhece as vantagens dessa opção? Confira!