O mercado imobiliário não para de inovar, incorporando as novas tecnologias criadas recentemente. Dessa forma, a experiência do cliente é aperfeiçoada, ajudando-o a fazer sempre a melhor escolha. Sendo assim, é importante entender as tendências de construção em 2019.
Além disso, o uso de novas ferramentas consegue melhorar o processo de produção de casas e apartamentos, tornando esses empreendimentos mais seguros, econômicos e sustentáveis.
Quer entender mais sobre o tema? Então, acompanhe este artigo.
Tendências de construção em 2019: realidade aumentada
Nem sempre o cliente consegue entender como será o seu imóvel olhando para uma planta. Por isso, usar a tecnologia de realidade aumentada será comum nos próximos anos.
Usando um smartphone ou óculos especiais, o visitante terá acesso a imagens filmadas em 360°, dando a ele a possibilidade de conhecer cada canto da propriedade, por exemplo. Essa experiência já é muito comum em jogos.
Uso de drones
Obter uma visão ampla de um terreno sempre foi um desafio na construção civil. Recentemente, os drones conseguiram resolver esse problema. Mais baratos do que as aeronaves, mais fáceis de serem controlados e gerando imagens de alta definição, essas ferramentas atenderam às necessidades desse setor.
Por isso, o uso desses equipamentos será uma das tendências de construção em 2019. Além disso, essa tecnologia ainda está em evolução, podendo solucionar outros desafios do setor em breve.
Projetos sustentáveis
Tornou-se uma necessidade pensar nos projetos de forma ecológica, evitando o desperdício de recursos naturais. Isso ocorre porque o setor de construção deseja reduzir seu impacto no meio ambiente, ao mesmo tempo que o consumidor está mais crítico com relação a isso.
Portanto, construtoras e incorporadoras já estão aperfeiçoando seus processos para que consumam menos água e eletricidade.
Seguir essa lógica é importante por dois motivos principais: o primeiro é se precaver de possíveis mudanças na legislação ambiental que exijam das empresas mais responsabilidade ecológica.
O segundo é economizar, uma vez que o desperdício impacta negativamente um projeto, podendo encarecê-lo.
Uso de estruturas pré-fabricadas
Antigamente, esse tipo de tecnologia era sinônimo de economia, mas, hoje em dia, essa tendência está associada à qualidade e agilidade na produção de imóveis. Ademais, elas tornam o trabalho no canteiro de obras mais organizado e limpo, aperfeiçoando a sua gestão.
Os empreiteiros estão mais cientes de que suas empresas não precisam fazer 100% do produto. Adotar parcerias com outros negócios faz com que o resultado fique melhor e com um custo mais competitivo.
Sendo assim, o uso de estruturas pré-fabricadas é uma das tendências que mostra que os negócios imobiliários estão se reinventando.
Como vimos, o setor imobiliário está animado com as tendências de construção em 2019. Ainda neste ano veremos diferentes formas de visitar, projetar e construir casas e apartamentos. Tudo isso com objetivo de oferecer sempre as melhores soluções ao mercado.
Falando nisso, se você está pensando em construir uma casa, recomendamos a leitura de um artigo muito especial aqui do blog, no qual contamos tudo o que é preciso saber antes de construir uma casa. Boa leitura!