Finanças

Alugar ou financiar: qual a melhor opção?

Compartilhe este post

Ter uma casa para chamar de sua é o sonho de boa parte das pessoas, e com base nisso, passamos muito tempo nos preparando para realizar um financiamento. Mas será que essa é mesmo a melhor opção?

Afinal, será que sempre é melhor adquirir um financiamento para algo que será seu, ou existem situações onde continuar no aluguel pode ser mais vantajoso?

Quer descobrir quando vale mais a pena alugar ou financiar? Então, continue com a gente!

Quando vale a pena continuar no aluguel?

Apesar de a opção de adquirir o seu próprio imóvel ser vista como uma alternativa sempre melhor do que permanecer no aluguel, a realidade não é bem assim. Na hora de colocar na ponta do lápis, é muito importante levar tanto fatores internos e pessoais, quanto o cenário externo em consideração, para saber o que é melhor.

O caso clássico é o quanto você e a sua família costumam se apegar a uma região. Se vocês costumam chegar em uma cidade e ficar lá por anos e talvez até décadas, o financiamento é realmente uma boa opção.

Entretanto, se por algum motivo, seja ele profissional ou pessoal, vocês costumam mudar de cidade com mais frequência, o aluguel pode ser muito mais prático. Afinal, os processos para sair de um apartamento alugado são bem mais simples e baratos quando comparados a um financiamento.

Além disso, o momento econômico também deve ser considerado, uma vez que isso afeta a taxa de juros que você terá acesso.

Por que começar um financiamento agora se a perspectiva é de que os juros sigam em queda? Não é melhor esperar um patamar mais baixo enquanto você junta dinheiro para dar uma entrada melhor? Isso também deve ser considerado.

Quando é melhor financiar um imóvel?

Agora que já entendemos que se manter no aluguel também possui algumas vantagens, é hora de vermos quando vale mais a pena fazer um financiamento.

Antes de tudo, é preciso ter certeza que você e a sua família não pretendem sair daquela região por um bom tempo, afinal, não queremos jogar esse dinheiro fora, não é mesmo? Depois disso, é hora de analisarmos se o imóvel em questão atende aos desejos e ao conforto demandado por nós.

Tenha sempre em mente que se desfazer de um imóvel não é uma tarefa fácil, e por isso, é preciso ter muita convicção da sua decisão.

Outro ponto importante, é a diferença entre o valor que será pago nas prestações do financiamento comparativamente aos seus custos de aluguel hoje em dia. Se a diferença for pequena, talvez valha a pena partir para um financiamento, mas lembre-se que existem custos adicionais relativos à burocracia da compra de um imóvel.

É sempre importante evitar comprometer mais de 30% da sua renda com qualquer tipo de crédito, para manter a sua vida financeira saudável.

Enfim, apesar de muita gente achar que sempre é melhor comprar um imóvel, existem, sim, situações onde permanecer no aluguel vale a pena. Por isso, lembre-se de levar todos os custos em consideração, e não tomar a decisão de forma impulsiva, tentando visualizar os benefícios de longo prazo de cada decisão.

Quer conhecer oportunidades de imóveis perfeitos para você? Então, entre em contato com a nossa equipe para mais informações!

Comentários no Facebook

Related stories