Dicas de Aluguel

Valor do aluguel: é melhor considerar o preço ou a localização do imóvel?

Compartilhe este post

Quando se está procurando um alugar um imóvel, é claro que a busca é pelo ideal. Aquele que cabe direitinho em todos os nossos desejos, seja na localização perfeita, até passando por um dos motivos principais para a escolha: o preço. E é justamente quando o assunto é o valor do aluguel que todas as outras prioridades vão por água abaixo.

Afinal, a balança entre custo e benefício sempre é um fator em desequilíbrio. Você pode encontrar um prédio incrivelmente bem-conservado, em uma região estabelecida, mas, quando olhar o preço, ter que dar dois passos para trás. Assim como, pode achar o valor ideal, mas as condições de moradia serem um pouco duvidosas. Então, o que fazer?

Aqui, neste texto, vamos explicar como funciona a definição do preço do aluguel e o que você deve considerar. Confira!

1. O que interfere no preço do aluguel?

Ao olhar para o aluguel de um imóvel, saiba que alguns detalhes são responsáveis pelo seu valor, um deles é o preço da venda. Isto porque, a variação dessa quantia (ela pode oscilar entre 0,5% a 0,6%) influencia o resultado. Assim como, o IPTU e a taxa de condomínio tendem a fazer parte dessa conta. Além disso, algumas características do imóvel são critérios fundamentais para aumentar ou diminuir o seu valor. Elas são:

  • localização: onde está localizado o empreendimento? Em um centro urbano? Em uma região do interior? Essa é uma informação que conta muito na hora de determinar o preço final. Uma vez que ela influencia diretamente na qualidade de vida de quem mora no prédio. Vejamos, dependendo do local, o morador tem acesso a serviços como transporte, comércio e lazer. Da mesma maneira, a localização determina o grau de segurança que o residente terá;
  • serviços no entorno: como explicamos, se a região tem muitas atividades comerciais disponíveis, a tendência é que o preço sofra uma valorização. Estar em um ambiente próximo ao centro, geralmente, oferece diversos serviços, como supermercados, bancos, escolas, farmácias etc. Não são todos os lugares que têm essa facilidade, sendo um grande fator para determinar o preço;
  • conservação do imóvel: o estado do empreendimento é um grande fator para a sua valorização. Quanto mais bem-conservado, com manutenções constantes, ou mesmo, recém construído, mais chances de que seu preço seja elevado;
  • garagem ou estacionamento: existem algumas características que definem bem o nível de aumento do preço do aluguel. Uma delas é a quantidade de quartos, tamanho do imóvel e a outra é se o empreendimento tem ou não garagem, ou estacionamento. O que acontece é que muitos prédios não têm essa qualidade porque há pouco espaço na sua estrutura. Então, aqueles que oferecem esse tipo de serviço tendem a incluir na definição de seu valor;
  • mercado aquecido: por fim, esse é um fator que não está diretamente relacionado com as características do empreendimento, mas, mesmo assim, afeta o seu valor. O mercado, quanto mais aquecido, mais chances de influenciar a oferta e procura de imóveis e, consequentemente, gerar uma inclinação para o aumento de preço. Junto a isso, alguns elementos da economia, como a taxa Selic e a inflação, também afetam o valor.

2. Considerar apenas o preço do imóvel, vale a pena?

Já percebemos que as características do prédio influenciam diretamente o preço do aluguel. Entretanto, nem sempre um valor baixo significa que não há qualidades. Assim como qualquer escolha, há vantagens e desvantagens de ter o preço como guia principal. A seguir, vamos entender quais são. 

2.1. Vantagens

Separamos duas vantagens que fazem toda a diferença na hora de pensar apenas no valor do aluguel. Acompanhe!

2.1.1. Menor custo com o aluguel

Vamos ser sinceros, o custo mensal do aluguel é um gasto que pesa bastante no orçamento. Obviamente, se você só considera o preço, é claro que está procurando por um imóvel que tenha o menor custo possível.

Você quer economizar nos seus principais gastos mensais e ter que pagar um valor alto de aluguel todo o mês atingirá o seu orçamento, em casos mais graves, pode ser até que fique devendo. Então, uma das principais vantagens de priorizar o preço na escolha é ter a certeza de garantir que sobrará mais todo o mês para arcar outros custos.

2.1.2. Ambiente residencial

Geralmente, lugares mais caros tendem a ter uma posição privilegiada: eles estão localizados nos grandes centros, por isso, estão perto de toda agitação da cidade. Se por um lado dá acesso a diversos serviços, por outro, expõem o morador a uma série de barulhos e fluxo de pessoas.

Sendo assim, alguns empreendimentos com preços menores tendem a estar um pouco mais afastados dessas regiões. O que oferece um ambiente mais residencial, longe dos serviços, mas com mais tranquilidade e menos barulho. Uma grande vantagem para quem está procurando por imóveis mais baratos.

2.2. Desvantagens

Agora que vimos algumas das principais vantagens, vamos acompanhar a seguir o porquê escolher apenas pelo preço é uma má ideia. Continue!

2.2.1. Aumento do custo com transporte

O fato de estar afastado dos grandes centros é um problema para quem depende do transporte. Isto porque, a tendência é pegar mais transportes para ter acesso a serviços e lugares, a consequência, mais gastos. Por exemplo, para ir até o trabalho, não é incomum que pessoas que não moram no centro precisem pegar duas ou três conduções. 

Esse, inclusive, é um fator que prejudica até para obter emprego. Muitas empresas não empregam pessoas que moram muito longe e precisam de duas ou três conduções, justamente pela possibilidade de arcar com um custo maior no vale-transporte.

2.2.2. Maior distância para se locomover

Novamente a localização do empreendimento é um critério determinante. Quanto mais longe do centro, menos chances de ter serviços fundamentais disponíveis, o que significa mais tempo para se locomover.

Acontece que regiões interiorizadas tendem a ter mais residências. Alguns lugares podem até ter algum comércio, mas será pequeno e não terá condições de atender todas as demandas. O resultado é que o morador precisa se locomover muito mais. Em algumas situações, até para ir numa farmácia terá que pegar um transporte, ou mesmo, andar muito.

3. Morar em uma localização privilegiada só traz benefícios?

De maneira geral, todos procuram conforto e acessibilidade quando o assunto são imóveis. Mesmo que o preço seja um fator principal na escolha, a tendência é decidir por aquele que melhor equilibra o custo e a qualidade. Essa não é uma busca fácil e, provavelmente, em algum aspecto haverá frustração.

Então, para obter um local ideal, será preciso desembolsar um pouco mais. Mas será que isso significa que não há desvantagens? Aqui, vamos apresentar os benefícios e as limitações dessa escolha.

3.1. Vantagens

Realmente, escolher um imóvel que vai além do preço, pode trazer alguns benefícios para a qualidade de vida do morador. Veja a seguir quais são!

3.1.1. Mobilidade

Imagine você saindo de sua casa e descer a rua e estar de frente a uma estação de metrô. Ou ter um terminal de ônibus com dezenas de opções a duas ruas de sua residência. Mesmo para quem tem um carro, devemos admitir que essa facilidade é muito vantajosa. Não só nesse tipo de situação, mas inclusive para ter alternativas para voltar para casa.

No início do texto, vimos que a mobilidade é um fator para a definição do preço. Ela oferece uma valorização para a região muito grande, a ponto de trazer até mais comércios. Além disso, faz toda a diferença para a qualidade de vida do morador, já que ele não tem empecilhos para chegar a sua casa.

3.1.2. Acesso a serviços

Grandes centros têm uma vantagem muito grande sobre regiões interiorizadas, pois, eles atraem muitos serviços. Não só comerciais, como grandes redes de supermercados, shoppings, lojas, mas também, hospitais, farmácias e opções de lazer. 

Isso são elementos que pesam na escolha do imóvel, afinal, ninguém quer ter que pegar duas conduções só para comprar um remédio, ou mesmo, para ir ao supermercado. Se por um lado, essas regiões têm um grande fluxo de pessoas e talvez isso atrapalhe a tranquilidade. Por outro, o morador tem a sua disposição uma série de serviços, às vezes, a metros de distância.

3.1.3. Segurança

De fato, locais com um preço elevado têm um sistema de segurança mais eficaz. Esses empreendimentos investem em ferramentas como câmeras, detectores de movimento, porteiros eletrônicos e outros mecanismos que proporcionam mais tranquilidade para os seus moradores. Por isso, muitas vezes, esse investimento acaba influenciando o preço do aluguel

3.1.4. Boas estruturas

Falamos, no começo deste texto, como é importante o estado do prédio para determinar o valor do aluguel. Instalações mal feitas, problemas constantes com as estruturas e até uma aparência ruim costumam ser o motivo do arrependimento de escolher apenas pelo valor. Geralmente, imóveis que têm um aluguel mais alto têm estruturas melhores.

Além disso, é preciso atentar para a regra de quanto mais jovem o prédio, mais a possibilidade de seu aluguel ser mais caro. Já os prédios antigos com boas estruturas, têm uma gestão que investe em manutenções constantes, o que também reflete no custo do seu aluguel.

3.2. Desvantagens

Claro que a escolha de um prédio com aluguel mais caro pode trazer algumas desvantagens para seus moradores. Veja quais são as principais!

3.2.1. Menor qualidade de vida

O centro traz muita coisa que melhora a qualidade de vida, como mobilidade, acesso a serviços básicos, mas, por outro lado, são locais com uma intensa urbanização. Encontrar áreas verdes nesse ambiente é muito raro. Se tiver sorte, poderá morar perto de um parque, mas, mesmo assim, isso não é o suficiente.

O resultado é estar exposto à poluição, temperaturas mais quentes e outros problemas tão comuns de regiões centrais. Junto a isso, o intenso fluxo de pessoas e os constantes barulhos. Isso, ao longo do tempo, pode afetar a qualidade de vida do morador.

3.2.2. Preço elevado do aluguel

Sim, você terá acesso a transporte, serviços comerciais e até a um empreendimento com boas estruturas. Porém, tudo isso tem um preço e quase sempre ele é caro. Esses fatores fazem uma grande diferença na valorização do prédio como um todo, mesmo que ele seja um espaço antigo com instalações precárias.

Se esse empreendimento estiver localizado em uma boa região, o seu valor será bem diferente de um prédio com as mesmas características, mas localizado em um lugar afastado. A verdade é que como quase tudo, escolher o local ideal para morar, com qualidades que vão além de um bom preço, o custo sempre refletirá na quantidade de benefícios.

3.2.3. Trânsito

Ter acesso ao transporte público com facilidade é uma grande vantagem, mas também traz um problema. Dificilmente, locais com metrô e terminais de ônibus estarão localizados em regiões com pouco fluxo de carros. Geralmente, essas áreas estão em grandes avenidas ou ruas muito movimentadas tanto em relação ao trânsito quanto às pessoas.

Até porque, além da mobilidade, os grandes centros também têm comércios e isso atrai mais gente e consequentemente mais veículos. Sendo assim, além do preço alto, o morador precisa estar ciente que terá que lidar com a possibilidade de trânsito constante.

Durante este texto, explicamos quais são os fatores que influenciam o valor do aluguel. É importante notar que é uma decisão feita de acordo com alguns critérios, como localização: prédios em regiões mais centrais tendem a serem mais valorizados; estrutura: empreendimentos novos ou que passam por constantes manutenções; e também se há ou não garagem.

Além disso, a situação do mercado e o preço da venda do imóvel têm uma grande influência no valor do metro quadrado. Sendo assim, é muito importante na hora de decidir o que pesa, o preço ou a localização, olhar esses outros fatores, mas estar ciente de como isso impactará no seu orçamento. 

Nesse caso, a melhor maneira de decidir com maiores possibilidades de acerto é buscando ajuda de uma imobiliária. Nós da Rino Móveis, inclusive, temos profissionais qualificados para ajudar qualquer pessoa que esteja procurando o imóvel ideal e ainda está em dúvida se procura pelo valor ou pela localização. 

Se está interessado em encontrar a sua casa, te convidamos a conhecer mais sobre os nossos serviços!

Comentários no Facebook

Related stories