Decoração

Urban jungle: conheça mais sobre essa tendência da decoração!

Compartilhe este post

A tendência urban jungle está cada vez mais inserida nos projetos de arquitetura e decoração, especialmente, entre as mais novas gerações que são tão ligadas a ideia de sustentabilidade. Ela traz em seu centro a ligação com a natureza tanto no ambiente externo quanto interno de uma residência.

Mais do que um local repleto de plantas, a urban jungle, também objetiva a utilização de materiais de origens sustentáveis, como a reciclagem, e, principalmente, que não ofereçam ameaças ao meio ambiente. Essa tendência impacta na qualidade de vida e na economia de quem opta por adotá-la.

Não se trata apenas de estética ou sustentabilidade ambiental, a urbam jungle, reflete um estilo de vida mais saudável e consciente. Se você se interessou em saber mais sobre como aplicar essa onda verde em seu projeto de decoração, então, achou o post certo. Continue lendo e entenda o que é e como utilizar essa tendência em sua vida.

O que é a tendência urban jungle?

Como o próprio nome, selva urbana, já sugere, a tendência urban jungle tem como ideia central trazer a natureza para mais perto da sua residência, mesmo nos grandes centros. Esse “perto” inclui dentro da sua casa, afinal, a ideia surgiu com o intuito de incluir a natureza na arquitetura e decoração de moradias, mesmo em áreas urbanas.

Mais do que uma boa estética, a tendência busca mais qualidade de vida e o uso de recursos mais sustentáveis na decoração.

Quais são as suas principais características?

Plantas dentro e fora de casa, ambientes criados com materiais extraídos da natureza com bambu, palha e madeira são algumas das características da tendência urban jungle.

Além disso, a arquitetura envolvida nesses tipos de projeto busca a inclusão de reaproveitamento de recursos como a água, a geração de energia limpa, como a solar, e o melhor aproveitamento da luz natural nos ambientes.

Mesmo em ambientes pequenos e completamente afastados da natureza é possível aderir a tendência com a criação de jardins suspensos e hortas verticalizadas, por exemplo. Portanto, é bem comum em imóveis que aplicam o estilo, encontrar plantinhas penduradas nas paredes.

Qual a sua relevância como tendência sustentável?

Como se pode deduzir só com o que já foi mencionado, a tendência contribui com a sustentabilidade à medida que busca, não somente a utilização consciente dos recursos naturais, mas a introdução da natureza nos grandes centros e, consequentemente, na vida das pessoas ensinando-as a respeitá-la novamente.

Esse fato pode ser visto nas mini-hortas caseiras cultivadas em vasos que revelam o início de uma consciência das pessoas buscando produzir aquilo que consomem e, principalmente, sem o uso de sustâncias tóxicas que agridem a natureza. Além disso, mais plantas no ambiente contribuem para um ar mais limpo.

Como aplicar essa tendência dentro de casa?

Pode parecer difícil para quem vive na selva de pedra, muitas vezes em imóveis pequenos, imaginar como aplicar a tendência urban jungle. Mas com algumas dicas simples, você será capaz de aderir ao estilo independentemente do tamanho da sua residência. Veja algumas delas!

Considerar a incidência de luz natural

A luz natural tem tudo a ver com urban jungle, já que ela é importante para o desenvolvimento das plantas e influencia diretamente no consumo de energia elétrica. Portanto, comece repensando janelas, portas e cortinas.

Utilizar vidros lisos e transparentes que permitam a entrada de luz solar no imóvel é indispensável, pense nesse material também para as portas de ambientes que não requerem tanta privacidade, como as varandas e, até mesmo, cozinha e área de serviço.

Se for possível aumentar o tamanho das janelas, faça isso, além de melhorar a luminosidade do imóvel, também vai intensificar a circulação de ar, o que impactará no consumo de energia elétrica pela redução do uso de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores. Portanto, investir em uma pequena reforma para isso, vale a pena.

Escolher os tipos de plantas

Uma vez que você já sabe onde e quando bate sol na sua casa, já pode pensar em escolher as plantas certas para cada local. As plantas que exigem menos luz e água, como as suculentas, podem ficar nos locais com menor incidência de sol e as demais, que têm mais necessidade desses recursos, devem ficar nos lugares mais iluminados da casa.

As plantas que necessitam de mais água, é preferível que fiquem em ambientes externos, para evitar o risco de “molhadeira” dentro de casa.

Definir os móveis e acessórios para compor o ambiente

Mas nem só de plantas vive a tendência urban jungle. Os móveis também impactam diretamente nesse estilo de decoração. Eles devem ser pensados para interagir com a natureza dentro de casa e, se possível, feitos com materiais que sustentáveis, que não tenham agredido o meio ambiente em seu processo de produção.

Objetos de decoração como os vasos, prateleiras e nichos para colocá-los devem ser incluídos na lista do que é necessário para compor o ambiente. Quadros que remetam a natureza e interajam com as plantas do ambiente, também são bem-vindos.

Reaproveitar ao máximo os recursos naturais

Não é mais tão difícil encontrar por aí projetos simples de reaproveitamento de recursos. Por exemplo, a água da chuva coletada para molhar as plantas, ou mesmo, os sistemas de geração de energia por meio da luz solar. Mas esses são os modos de reaproveitamento mais complexos.

Antes de chegar a eles, você pode começar com a reciclagem dos seus próprios móveis e objetos de decoração, ou mesmo, a criação deles a partir de materiais reciclados. Pallets e caixotes de madeira também tem sido muito usados nesse estilo de decoração, especialmente, para a construção de painéis de madeira para pendurar vasos decorativos.

O mesmo acontece com o lixo orgânico produzido diariamente, que pode ser utilizado em processos de compostagem para servir de adubo natural para as suas plantas.

Como vimos é interessante ficar atento às inovações, como a tendência urban jungle, para adotar uma decoração que valorize o contato com a natureza, leve atitudes mais sustentáveis para o dia a dia da sua casa e mais saudáveis para a sua família.

Quer conhecer mais tendências de arquitetura e decoração como a urban jungle? Então, siga-nos no Facebook, Linkedin, Instagram e Youtube.

Comentários no Facebook

Related stories