Dicas de Aluguel

Seguro incêndio: Entenda sua importância e como ele funciona

Compartilhe este post

Diferentemente do seguro residencial, o seguro incêndio é uma modalidade de seguros que tem como objetivo proteger o proprietário e inquilinos do imóvel em caso de incêndios. O incêndio é um evento imprevisível que pode causar danos irreparáveis aos imóveis, além de colocar em risco a vida das pessoas. Além disso, esse tipo de seguro não cobre apenas danos causados por incêndios, mas também por outros eventos, que você verá aqui neste conteúdo.

Ficou curioso sobre quais outros acidentes o seguro incêndio pode ser acionado e quer entender um pouco mais sobre a importância dele para quem está alugando um imóvel? Então, continue com a leitura e confira tudo sobre o tema!

Cobertura do seguro incêndio

O seguro incêndio pode ser acionado em diversos tipos de imprevistos. Caso a sua residência, seja ela alugada ou própria, ficar amparada em situações como incêndio, explosão ou implosão, fumaça que danifique os objetos ou, até mesmo aqueles acidentes mais improváveis, como a queda de um avião, é possível solicitar a indenização para que seja possível recuperar o que foi danificado, como eletrônicos, móveis, roupas, carro na garagem e a própria estrutura do imóvel.

Entre as principais coberturas do seguro incêndio estão:

  • incêndio;
  • explosão;
  • fumaça;
  • danos elétricos;
  • roubo e furto;
  • responsabilidade civil;
  • perda ou pagamento de aluguel.

Além das coberturas básicas, existem outras vantagens da contratação do seguro incêndio, como assistência 24 horas para serviços emergenciais, como encanadores, eletricistas e chaveiros. Algumas empresas também oferecem serviços adicionais, como inspeções técnicas periódicas e assessoria para prevenção de incêndios.

Para quem o seguro incêndio é indicado

Obrigatório por lei em residências alugadas, o seguro incêndio deve ser de responsabilidade do dono do imóvel, assim como ocorre com os impostos e demais taxas relacionadas à residência. No entanto, é possível que ele deixe os encargos de pagamento para o inquilino, desde que tudo seja acordado e esteja explícito no contrato de locação. Portanto, vale ressaltar que a falta da contratação desse tipo de seguro pode resultar em problemas legais e prejuízos financeiros.

Apesar de ser obrigatório para os imóveis alugados, esse tipo de seguro também pode ser contratado para qualquer outro tipo de imóvel, ficando a cargo do proprietário a escolha da cobertura conforme disponibilidades da seguradora.

O que fazer para acionar o seguro

Em caso de sinistro, o acionamento do seguro deve ser feito o mais rápido possível, informando à seguradora e fornecendo todas as informações necessárias, como a descrição do ocorrido, a data e os prejuízos causados. Após dadas as informações, a empresa avaliará a situação e tomará as providências necessárias para realizar os reparos dentro do que está dentro da cobertura contratada.

Por oferecer uma cobertura para diversos tipos de imprevistos, o seguro incêndio é uma proteção essencial para o proprietário e inquilinos de imóveis. Por isso, é muito importante ficar atento ao tipo de cobertura que está sendo contratada e manter o seguro sempre em dia para garantir a tranquilidade e segurança de todos.

Para saber mais sobre as obrigatoriedades do universo imobiliário, não deixe de nos seguir nas redes sociais e acompanhar de perto todas as nossas novidades. Estamos no Facebook, YouTube, Instagram e LinkedIn.

Comentários no Facebook

Related stories