Dicas de Compra

Como sair da casa dos pais e ter o seu próprio apartamento!

Compartilhe este post

Muitos jovens têm o desejo de sair da casa dos pais, mas não sabem como se organizar para fazer isso de forma segura e com confiança.

Esse é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa, por isso, é fundamental ter um ótimo planejamento e escolher um bom apartamento.

Neste post nós daremos algumas dicas de como fazer isso, garantindo uma boa transição. Acompanhe!

Fazer um teste prévio

Uma dica muito importante para quem quer sair da casa dos pais e começar a morar sozinho é fazer um teste preliminar, ou seja, viver algum tempo sem depender de ninguém.

Mesmo na casa dos pais, você pode começar a arcar com algumas responsabilidades, como se estivesse morando sozinho, para ver se você consegue realmente dar conta do recado.

Tente, por exemplo, ficar responsável pelas suas refeições, pagamento de contas, faxina da casa e organização por algum tempo. Veja como você se sente e como ficou a sua rotina.

Isso ajudará você a se preparar para morar sozinho e pode dar uma ideia de como será o seu dia a dia, se você realmente está pronto para assumir todas essas responsabilidades.

Ter uma boa reserva financeira

Uma das maiores preocupações de quem quer morar sozinho são as contas a pagar. Sair da casa dos pais significa ter a responsabilidade de arcar com todos os custos do dia a dia.

Por isso, uma ótima dica para quem está nessa preparação é ter uma boa reserva financeira para utilizar caso necessário.

Mesmo se preparando para os gastos e fazendo um teste, é possível ter despesas que não estavam planejadas, incluindo contas que você não planejou até emergências que ocorreram.

Sendo assim, tenha sempre dinheiro guardado para conseguir cobrir esses gastos inesperados. Sair de casa e morar sozinho sem uma reserva financeira pode frustrar todos os seus planos.

Procurar um apartamento dentro do orçamento

Falando em reserva financeira, outra dica importante é considerar o seu orçamento ao alugar um apartamento. De nada adianta ter um fundo para emergências se você não conseguir pagar o aluguel.

Por isso, faça um planejamento de quanto você pode gastar por mês, considerando todos os custos um imóvel: aluguel, manutenção, contas mensais, necessidades básicas etc.

Assim, você conseguirá filtrar melhor as opções de apartamento que caibam no seu orçamento, levando em conta todas essas variáveis.

Preparar-se psicologicamente

Uma dica muito importante e que poucas pessoas consideram é preparar-se psicologicamente para essa mudança.

Mudar-se da casa dos é uma ótima ideia, afinal você terá mais liberdade e começará a ter as responsabilidades da vida adulta, mas isso também significa uma grande mudança.

Muitas pessoas pensam apenas na parte financeira e nos afazeres da rotina, mas há impactos importantes no seu psicológico, afinal, toda a responsabilidade de manter uma residência e ter uma boa qualidade de vida recai sobre você.

Dessa forma, prepare-se com antecedência para todos os desafios, veja o que será necessário para o seu dia a dia e comece a tomar as rédeas da situação mesmo antes da mudança.

Viu só, apesar de ser um grande desafio, sair da casa dos pais é um passo importante e trará várias vantagens para o seu desenvolvimento pessoal. Seguindo essas dicas, você passará essa fase com muito mais tranquilidade!

Comentários no Facebook

Related stories