Dicas de Aluguel

Saiba como locar imóveis de maneira mais rápida e segura

Compartilhe este post

Se você busca praticidade e comodidade, deve saber que, muitas vezes, alugar um imóvel não é tão simples. Há muitas burocracias, como excesso de documentação, que dificultam e o processo pode demorar a ser concluído. Mas, sabia que existem alguns recursos que podem ajudar você a locar imóveis de maneira mais rápida e segura? Quer saber como? Continue acompanhando!

Faça pesquisas

Se você está lendo este artigo, saiba que está no caminho certo. O processo de locar imóveis sempre gera dúvidas e, por isso, o primeiro passo é pesquisar. Pesquise todas as informações possíveis: possibilidades de locação, documentação necessária.

Além disso, antes de desperdiçar tempo com visitas, pense no tipo de espaço que você precisa, nas necessidades da família: uma média da metragem, número de quartos e também vagas de garagem.

Lembre-se de pesquisar bairros e regiões de preferência, ruas de fácil acesso, locais com maiores comodidades, como, por exemplo, escola para seus filhos. A distância até o seu trabalho também deve ser levada em conta, afinal você não pretende perder muito tempo no trânsito, não é mesmo?

Outro ponto fundamental: pesquise média de preços de aluguel, assim você não corre riscos de fechar um mau negócio.

Tenha a documentação mínima em mãos

Agora que você tem as informações principais de que precisa, uma parte burocrática, mas inevitável: os papéis.

Se você já tiver a documentação mínima em mãos fica mais fácil e agiliza bastante o processo quando encontrar um imóvel do seu interesse. Por isso, deixe separado — pode até ter uma pastinha com os documentos para levar quando for procurar uma imobiliária. Assim você otimiza o seu tempo e torna a atividade menos desgastante.

Os seguintes documentos são essenciais nos processos de locar imóveis:

  • cópias do RG e do CPF do locatário — e do cônjuge — autenticadas em cartório;
  • certidão de nascimento ou casamento;
  • comprovante de residência atual;
  • comprovante de renda.

Conheça as modalidades de fiança

Outro ponto burocrático mas que faz parte do processo: questões ligadas à fiança. A fiança funciona como uma garantia ao locatário. Sendo assim, é muito difícil locar um imóvel sem passar por este processo.

O que muita gente ainda não sabe é que existem diversas modalidades de fiança que podem ser utilizadas, como:

  • fiador;
  • seguro fiança;
  • cartão de crédito;
  • título de capitalização;
  • caução hipotecária.

Por isso, procure saber mais sobre as modalidades de fiança aceitas pela imobiliária ou locatário do imóvel do seu interesse. Ainda que você não tenha decidido, quando você conhece as possibilidades, pode até propor uma nova forma de negócio que seja benéfica para ambos.

Escolha uma imobiliária de confiança

Com o excesso de trabalho e rotina atribulada fica bem difícil encontrar tempo para encontrar o lugar ideal para morar, não é mesmo? Por isso, mais um ponto que você não pode se esquecer quando estiver buscando locar um imóvel: escolha uma imobiliária de confiança.

Quando você conta com uma empresa especializada no mercado acaba tornando seu tempo mais produtivo, uma vez que já vai visitar lugares que foram avaliados e que, realmente, estão dentro da sua expectativa de negócio. Além disso, você tem mais facilidade de negociação, conforto e segurança na escolha.

Agora que você já entende mais sobre o processo de como locar imóveis e sabe que a escolha de uma imobiliária de confiança é fundamental, que tal entrar em contato com a Rino Imóveis e deixar a gente ajudar você a escolher o melhor imóvel para sua família?

Comentários no Facebook

Related stories