Mudar de casa é sempre um sinal de fim de um ciclo e o começo de outro. Porém, precisamos ser sinceros, não é um processo fácil — além da burocracia para encontrar o imóvel certo, ainda é preciso lidar com todos os passos da mudança.
Mas, se morar em um novo imóvel é complicado, saber quando é o momento certo de sair da antiga casa e ir atrás de uma nova também tem seus desafios. A seguir, vamos mostrar para você alguns sinais de quando chegou a hora de procurar um novo lar. Confira!
3 sinais de que é hora de mudar de casa
Existem diversos motivos que fazem alguém perceber que o imóvel não corresponde mais a suas expectativas ou necessidades. A seguir, vamos conhecer três.
Necessidade de mais espaço
Poucos quartos para comportar todos, falta de lugar para o lazer e pouca privacidade são alguns sintomas de ter uma casa pequena. É uma situação bastante comum com casais que estão formando uma família. Com a chegada das crianças, os pais percebem que o espaço da casa precisa ser maior. A situação pode piorar se há animais de estimação, pois até mesmo os de pequeno porte precisam de espaço para viver, de preferência ao ar livre.
Localização inadequada
É uma grande vantagem morar em um bairro com boa mobilidade, perto do metro e com pontos de ônibus suficientes, mesmo para quem tem carro. São regiões que permitem aos moradores se locomoverem com facilmente, tanto para trabalho quanto lazer e estudo.
Por outro lado, morar em regiões de difícil acesso e longe de tudo (do comércio, dos hospitais, do trabalho, das áreas de lazer etc.) pode ser um risco. Por exemplo, a distância resulta na necessidade de passar mais tempo no trânsito, mesmo para quem tem carro. Em horários de “pico”, passar horas no engarrafamento não é só uma perda de tempo, porque também contribui para o aumento do estresse e cansaço.
Baixa segurança
Todos temem pela vida e não querem perder injustamente suas conquistas. Por isso, a falta de segurança também pode ser um fator decisivo para mudar de casa. Infelizmente, muitas cidades brasileira têm altos índices de violência, inclusive em regiões nobres. Sabendo disso, é importante conhecer bem a localização do imóvel antes de tomar uma decisão.
Em nossa casa, queremos tranquilidade, principalmente no caso de famílias. A busca por um lugar seguro é uma forma de garantir, além de proteção, mais liberdade.
Como se preparar para a mudança
Em primeiro lugar, recomendamos analisar com antecedência os pontos decisivos para a mudança. É importante avaliar se não há outras alternativas, afinal, esse ato não gera só custos: há uma burocracia até encontrar o imóvel ideal, além do transporte de seus bens. Se a mudança é a melhor opção a se fazer, planeje-se! Tenha um bom plano financeiro, pesquise as ofertas de imóveis.
Quando encontrar um imóvel que atenda a suas expectativas, fique de olho nos aspectos envolvidos na localização: distância para o seu trabalho, acessibilidade, vizinhança e índices de violência. Além disso, se você escolheu um apartamento, confira as regras para mudanças determinadas pelo prédio.
Até aqui, você viu três motivos para se mudar de casa. Embora não seja uma decisão tão simples, procurar um novo lar, em muitos casos, é a melhor solução para ter uma boa qualidade de vida.
Gostou das dicas? Esperamos que sim! Não se esqueça de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais para saber o que seus colegas têm a dizer sobre o assunto!