Depois de comprar o seu imóvel, é hora de pensar em como mobiliar o apartamento da melhor forma. Esse é um momento que gera diversas dúvidas, principalmente para definir quais são os itens mais importantes e organizar o orçamento para dar conta de tudo.
Apesar de parecer complicado, é um processo que pode ser simplificado com um bom planejamento. Então, preparamos um conteúdo completo com 5 dicas para ajudar nessa tarefa, veja só!
1. Faça uma lista de prioridades
Para não esquecer nada e saber como fazer escolhas caso precise priorizar itens, a primeira dica para mobiliar o apartamento é montar uma lista completa com o que você precisa. Aqui, você vai anotar tudo o que julgar necessário, como:
- móveis para os diferentes cômodos;
- eletrodomésticos;
- itens de decoração.
Em seguida, você vai separar tudo em duas colunas, a primeira com aquilo que você precisa para viver, como cama, geladeira, balcão de pia e armário, e outra com os itens que você pode esperar para comprar. Considere o seu estilo de vida para definir prioridades.
2. Tire medidas de todos os cômodos
A escolha das mobílias corretas e o melhor aproveitamento do espaço do apartamento exige que você conheça todas as medidas. Tenha um caderno para anotar a medida de cada parede, excluindo espaços que não poderão ser usados, como portas e aberturas.
Se você comprou um imóvel na planta, existem casos em que é possível conseguir o desenho completo com todas as medidas indicadas. Isso facilita todo o planejamento. Senão, também é possível fazer um desenho simples, apenas para indicar os espaços disponíveis e consultar durante as compras.
3. Planeje bem cada espaço
Quando começar a comprar os móveis, sem dúvidas você se perguntará como encaixar cada item nos cômodos, e pode ficar sem saber o que escolher. Uma dica para ajudar é planejar cada espaço, pensando em todos os objetos que você pretende acomodar no local.
Por exemplo, avalie o que você deseja ter no quarto, como cama, guarda-roupa, cômoda e escrivaninha. Faça o mesmo com os demais cômodos, imaginando o que você gostaria em cada um para que fique personalizado e atenda às suas necessidades. Complemente a sua lista de prioridades com essas informações, assim ficará mais fácil buscar as opções ideais para o seu apartamento.
4. Considere a funcionalidade de cada item
Uma preocupação comum ao mobiliar o apartamento é como conseguir bons espaços para armazenar todos os objetos e ainda garantir uma boa circulação. A dica de ouro para não ter problemas com isso é considerar a funcionalidade de cada item que você comprar.
Por exemplo, móveis com portas de correr costumam economizar espaço e facilitar o uso, já que não ocuparão espaço com a abertura. Prateleiras, ganchos e outros itens fixados às paredes ajudam a aumentar o espaço disponível, sem prejudicar a circulação. Avalie sempre de que forma os objetos ajudarão no seu dia a dia para escolher as alternativas mais vantajosas.
5. Faça orçamento de diferentes opções
Mobiliar o imóvel sem erros exige tempo e dedicação. Visite diferentes lojas, pesquise na internet e faça vários orçamentos para conseguir encontrar o melhor custo-benefício. Se for o caso, também pesquise as opções planejadas, que têm um valor mais elevado, mas também garantem a otimização de todo o espaço.
Além disso, não se esqueça de incluir despesas como frete e montagem, quando for o caso. Isso evitará imprevistos financeiros após realizar as compras. Depois, compare todas as opções para encontrar a que atende melhor às suas expectativas e se encaixa no orçamento.
Viu só? Mobiliar apartamento pode parecer um desafio, mas seguindo as nossas dicas essa tarefa fica bem fácil. Então, aproveite para colocá-las em prática para mobiliar o seu imóvel da melhor forma.
Curtiu essas dicas? Então não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam como mobiliar o imóvel da melhor forma!