Dicas de Compra

Meu primeiro imóvel: veja 4 dicas essenciais para esse momento!

Compartilhe este post

Em algum período da vida, boa parte das pessoas tem um sonho em comum: “quero comprar meu primeiro imóvel”! No entanto, embora seja uma decisão muito positiva e potencialmente vantajosa sob vários aspectos, também existem diversos obstáculos para conquistá-la. Por isso, separamos essas 4 dicas essenciais para esse momento!

O lado bom é que, por meio de algumas observações e estratégias pontuais, você pode entender melhor quais são as suas verdadeiras demandas e possibilidades, buscando a aquisição de uma propriedade em consonância com o seu orçamento. Continue lendo e descubra como fazer isso!

1. Descubra se você está pronto

Antes de partir para a compra do seu primeiro imóvel, você precisa descobrir se está realmente pronto. Como fazer isso? Analise, por exemplo, se você se encontra em um momento de estabilidade financeira, no qual a entrada e o valor das prestações caibam, efetivamente, no seu bolso.

Você não pode deixar de compreender também as suas verdadeiras prioridades. Se você tem outras demandas que não podem esperar, como a realização de uma pós-graduação ou o investimento em um plano de saúde, talvez você deva ficar no aluguel um pouco mais de tempo.

2. Faça um planejamento financeiro

Depois de chegar à conclusão que você está pronto para fazer esse investimento, você deve partir para o planejamento financeiro. Mesmo que o seu orçamento esteja em dia e as prestações caibam no seu bolso, trata-se de uma aquisição robusta e que deve ser feita sob controle.

Para isso, você deve analisar o valor das parcelas e entender que esse dinheiro já não fará parte do seu rendimento líquido todos os meses. É hora de renegociar eventuais dívidas, evitar compras por impulso e conversar com a família para reduzir custos.

3. Defina o perfil de imóvel ideal

Qual o tamanho de imóvel para você? Você prefere uma casa ou apartamento? Existe uma área interessante e com bom potencial de crescimento? Antes de comprar uma propriedade, você precisa cruzar o perfil do local com as suas necessidades.

Quem tem filhos pequenos, por exemplo, precisará de mais quartos, da mesma forma que a presença de animais de estimação costuma demandar uma área externa, como quintais ou varandas. Avalie esses pontos na hora de tomar a sua decisão.

4. Conte com o apoio especializado

Por fim, para comprar o seu primeiro imóvel sem maiores dificuldades e garantir que você está fazendo o melhor investimento, você não deve deixar de contar com apoio especializado. O mercado imobiliário é muito detalhado e cheio de peculiaridades, muitas das quais são dominadas apenas por profissionais do ramo.

Além disso, um corretor ou imobiliária de alto padrão ajudará você a escapar os erros mais comuns que podem surgir nesse momento, como apostar em propriedades de baixa qualidade, fazer financiamentos em condições ruins ou adquirir unidades que estejam com a sua precificação inadequada.

E então, respondemos às suas dúvidas sobre “como comprar meu primeiro imóvel? Quer contar com ajuda especializada? Então, não perca mais tempo e entre em contato com a nossa empresa!

Comentários no Facebook

Related stories