Fazer um investimento a longo prazo é uma parte importante para a jornada de um investidor. Mesmo que os seus objetivos estejam alinhados para conseguir um retorno rápido, aplicar por um longo período pode fazer parte de sua estratégia como um todo, quase como uma forma de segurança.
Contudo, o que acontece é que as possibilidades de aplicações para o longo prazo não parecem tão atrativas assim. Seja pelo retorno que inicialmente pode demorar, seja pelo fato de não ser possível resgatar o dinheiro com facilidade.
Para desmistificar um pouco essas ideias sobre investimento a longo prazo, neste texto, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Confira!
O que significa investir a longo prazo?
Ao aplicar em qualquer investimento estamos sempre pensando no tempo. Mesmo quando deixamos o dinheiro em uma poupança para pegá-lo daqui a dois meses, por exemplo, há a ideia de prazo. Neste contexto, além de encontrar investimentos que são ou de renda fixa, ou variável, você também encontra algumas estratégias voltadas para o curto, médio e longo prazo. Mas o que isso significa?
O mercado costuma trabalhar com períodos bem definidos para prazos. Por exemplo, aplicações de curto prazo são aquelas que duram até 3 anos, as de médio de 3 a 10 anos e as de longo prazo são as que ultrapassem 10 anos.
Provavelmente, você deve ter ficado surpreso com a extensão de tempo do mercado. Mas não se apegue a esses números. Eles são padrões, porém, se conversar com investidores, verá que cada um tem uma ideia do que é um investimento a longo prazo. Alguns, dirão 5 anos, outros 20 anos, então de forma prática é bastante relativo.
Sendo assim, podemos descrever que aplicações de longo prazo são aplicações em que o objetivo não é resgatar o rendimento em um período imediato.
Por que investir no longo prazo?
Assim como qualquer estratégia de investimento, a de longo prazo tem uma relação direta com o seu objetivo. Na maioria dos casos, uma pessoa que procura separar uma quantia e aplicar em um período maior do que 10 anos, está pensando no futuro e não no agora. Esse já poderia ser um bom motivo para aplicar, mas existem outras características que fazem essa estratégia interessante, como a rentabilidade e os juros compostos.
Mais rentabilidade
Essa é uma regra que atinge, principalmente, investimentos de renda fixa. Nesse tipo de aplicação, o investidor já sabe o quanto receberá de retorno, pois está atrelado a uma taxa fixa. Por causa dessas características, esses investimentos costumam ter prazos mais definidos para a retirada.
Perceba que, ao procurar por essa aplicação, geralmente quando fazer as simulações, notará que seus valores aumentam conforme o tempo. Isso ocorre por causa dos juros e é disso que falaremos a seguir.
Juros compostos
Os juros compostos são um nome bastante conhecido quando falamos de investimentos. E o melhor é que eles não estão só presente em aplicações de renda fixa, as variáveis também dispõe desse benefício. O que acontece é que, quando se investe dinheiro durante um período, supomos que seja por seis meses, o investidor costuma receber juros como parte do retorno.
Porém, nos juros compostos, o retorno não é só pelo valor investido, ele cai também nos juros do mês anterior, ou seja, no resultado, o que forma o efeito bola de neve.
Quais são as opções de investimentos a longo prazo?
Agora que entendemos alguns aspectos dos investimentos a longo prazo, vamos conhecer algumas opções no mercado. Confira!
Tesouro Direto
Este é um dos primeiros exemplos, quando falamos de renda fixa. O Tesouro Direto, na verdade, não é exatamente uma aplicação, ele é o nome de um programa do governo que fornece às pessoas físicas acesso aos títulos públicos federais. Funciona exatamente assim, você empresta dinheiro para o país e como uma forma de oficializar a negociação o governo entrega esses títulos que garantem o seu retorno com juros.
Existem três tipos de títulos oferecidos nesse programa:
- Tesouro Selic: ele acompanha a taxa Selic e é um título pós-fixado, isto é o investidor não tem ideia de quanto receberá no final do vencimento;
- Tesouro Prefixado: nesse caso, por ser prefixado, o investidor sabe exatamente qual é o valor que receberá após o vencimento. A taxa de rendimento é definida através de uma projeção do mercado entre a Selic e a inflação;
- Tesouro IPCA +: esse diferente dos outros, não está atrelado apenas à taxa Selic e sim, também, ao IPCA (inflação), por isso, é também conhecido como título híbrido. No longo prazo, costuma ser o mais indicado, justamente por conseguir melhores resultados em relação à inflação.
É, geralmente, uma escolha para quem está procurando investimento seguro a longo prazo.
Fundos de investimento
Esse pode ser um bom investimento para aqueles que estão iniciando no mercado e querem ter acesso a diversas aplicações em um lugar só. Além disso, ele conta com a vantagem de ter um gestor responsável por sua administração.
Ele funciona como uma cesta de ativos em que o investidor, ao aplicar, tem direito a uma parcela que chamamos de cotas. Quanto mais ele tiver, maior será a sua participação, logo mais ele receberá do rendimento do ativo. Existem diversos tipos no mercado, é possível encontrar, aqueles que só têm ações, aplicações de renda fixa e até fundos imobiliários etc.
Os fundos de investimentos são bem vantajosos, mas é preciso estar atento aos custos: primeiro imposto de renda e o come cotas (uma antecipação do tributo que ocorre a cada seis meses) e as taxas de administração e performance.
CDB
O Certificado de Depósito Bancário é bastante semelhante ao funcionamento do tesouro direto. Eles também são um título, mas, em vez de emprestar dinheiro para o governo, o investidor está emprestando para as instituições bancárias. Por causa disso, ele é atrelado à taxa CDI e não à Selic.
Ele tem algumas vantagens interessantes, geralmente, rende mais do que a poupança e tem a garantia de retorno independente do que acontecer com a instituição, por causa do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Isto é, se o banco falir, o investidor tem garantido até R$250 mil do que aplicou.
Ele também tem liquidez diária, logo pode ser resgatado a qualquer momento e o imposto de renda é regressivo, quanto mais tempo, menos porcentagem é cobrada.
Debêntures
Outro tipo de investimento de renda fixa que também tem a característica de ser um título, contudo, agora, o dinheiro emprestado vai para as empresas. Entre as suas vantagens está que o investidor já tem a informação de quanto receberá até o vencimento da dívida.
Isto porque, assim que se fecha o contrato, ele pode receber de acordo com a CDI, ou de forma híbrida, atrelado também ao IPCA. A rentabilidade é anual e acertada no momento da compra.
As desvantagens é que é preciso atenção ao histórico da empresa. É importante escolher companhias que tenham bons resultados e que sejam sólidas para garantir menos risco e mais retorno. Também a questão da liquidez: já que nem todas as debêntures podem ser resgatadas antes do vencimento.
Imóveis
Os imóveis são uma grande oportunidade para quem está querendo investir a longo prazo. Eles são aplicações seguras, não têm taxas, são flexíveis e têm uma durabilidade maior dependendo do seu objetivo.
Por exemplo, o investidor pode comprar um apartamento e disponibilizá-lo para locação, recebendo todo o mês a quantia desse aluguel. Também é possível comprar uma casa em uma região com a promessa de valorização. Esperar até que isso ocorra e vendê-la com um preço maior do que adquiriu. Além disso, é possível ser mais específico na compra, focando em um determinado tipo de nicho, como imóveis de luxo.
Porém, é preciso atenção aqui na hora da escolha: a localização do imóvel, o seu tamanho, as condições da região para transporte e comércio, são fatores que influenciam na valorização do empreendimento.
Ao escolher essa alternativa de investimento, mais do que focar na aparência e estrutura, é importante considerar esses fatores externos para fazer boas escolhas e não se esqueça de analisar as possibilidades de compra, como financiamento, consórcio imobiliário, entre outras.
Buy and hold – Ações
Por fim, vamos falar da possibilidade de se investir em ações pensando no longo prazo. No mercado, existe uma estratégia que consiste em comprar papéis de boas empresas e mantê-los por muitos anos, que é o que chamamos de Buy and Hold.
Apesar de esse tipo de ativo ser de renda variável, ou seja, não é possível ter uma ideia de seu rendimento, ela pode funcionar por causa dos juros compostos. Eles também funcionam em ações, só que de forma indireta: de acordo com o desempenho do papel, ou seja, da empresa: se ela tiver bons resultados, os rendimentos serão bons, se não, os juros serão negativos.
Por isso, assim como nos debêntures, é muito importante pesquisar bem as escolhas das empresas e fazer uma manutenção constante de sua carteira de investimentos.
Como fazer o investimento a longo prazo?
Até aqui, acompanhamos alguns tipos de aplicações que funcionam para o longo prazo. Porém, como investir na prática com esse objetivo? A seguir, você verá uma série de dicas sobre como. Continue!
Estude o mercado
Parece óbvio, mas é bem mais comum que as pessoas esqueçam o quanto é importante estudar o mercado para obter bons resultados. Essa é uma preparação fundamental não só para quem vai aplicar no longo prazo, mas também para aqueles que farão investimentos de curto e médio.
O conselho é conhecer os fundamentos das aplicações da sua escolha, estudar como elas se comportam no mercado. Acompanhar canais específicos sobre o assunto, ler livros, tudo o que ajudar a agregar conhecimento.
Defina os seus objetivos
É importante que você tenha uma noção para onde quer ir, o que pretende com esse investimento de longo prazo? Essa informação, não é só fundamental para definir uma meta, mas também para especificar o quanto precisará juntar financeiramente e até o tempo. Afinal, longo prazo, não significa para sempre.
Por isso, antes de começar a aplicar, é interessante já estar com o seu objetivo definido. Comece com uma lista com aquilo que gostaria de alcançar financeiramente.
Não pense apenas na rentabilidade
Um fator importante para a escolha de aplicações é a rentabilidade, e de fato, ela é uma das principais características para a decisão, mas não pode ser a única. Ter um bom rendimento inicial é importante, mas o desempenho a longo prazo é fundamental.
O que se deve pensar quando se escolhe o investimento é seu comportamento em relação à inflação. É ideal que ele seja superior a ela, logo, no vencimento, não adianta nada que aplicação garanta 5% de rentabilidade se a inflação está a 6%, pois isso significa que o seu dinheiro perdeu valor.
A busca deve ser sempre por aplicações que garantam uma rentabilidade acima da inflação.
Diversifique seus ativos
Essa é uma dica bastante comum para investimentos, independente do prazo. A diversificação de ativos é a melhor forma de lidar com os riscos, e eles aparecerão independente do tempo.
Então, investir seu dinheiro em diferentes aplicações é uma forma de se proteger, já que se um ativo estiver com um nível de risco alto, os outros te ajudam a manter sua rentabilidade geral equilibrada.
Por que contratar a Rino Imóveis?
Ao longo deste texto, mostramos algumas alternativas de investimentos e neles comentamos sobre os benefícios de investir em imóveis. De fato, esse é um setor bastante interessante quando o assunto é aplicação, pois é bastante flexível e livre de taxas. Mas onde encontrar os empreendimentos ideais?
A Rino Imóveis é uma imobiliária e construtora que está há 40 anos trabalhando no setor. Nós disponibilizamos uma série de alternativas de empreendimentos e temos uma forma de trabalho bastante acessível. O cliente só precisa informar o que ele quer que nós procuramos, entrando em contato imediatamente assim que encontramos.
Além disso, temos diversos projetos visando a construção horizontal de condomínios de valor, sempre pensando na segurança, lazer e na qualidade de vida dos nossos contratantes.
Até agora, você pode entender como funciona o investimento a longo prazo e quais são as opções do mercado. Caso esteja interessado em adquirir o seu próprio imóvel e começar a investir, dê uma olhada em nosso catálogo. Temos muitas opções para diversos perfis!