Muitas pessoas se perguntam como organizar as finanças em tempo de crise. Fazer isso é fundamental para ter mais tranquilidade, mas com todo o estresse e ansiedade que esses períodos ocasionam, pode parecer uma tarefa impossível.
Aqui, o ideal é se concentrar em conseguir diminuir gastos e ter um controle melhor sobre todas as despesas e entradas, para que você tenha uma ideia bem realista de como estão as contas da casa.
Por isso, neste texto nós mostramos algumas dicas para conseguir organizar as finanças, com passos simples que podem tirar você do vermelho. Acompanhe!
Faça controle de entradas e saídas
A primeira dica para organizar as finanças em tempo de crise é criar um controle de entradas e saídas, considerando todos os seus ganhos durante o mês e os gastos que você tem.
Aqui o importante é ser bem rígido nesse controle: qualquer dinheiro que entrar e sair, por menor que seja, deve ser contabilizado. Isso é fundamental porque mesmo os gastos menores podem se acumular durante o mês e serem maiores que você imagina.
Portanto, faça uma planilha ou procure uma pronta na internet para controlar esses gastos e ganhos. Assim você sabe quanto está sobrando (ou faltando) durante o mês, e poderá se organizar melhor e buscar estratégias para economizar.
Veja em que é possível diminuir gastos
Fazendo um controle das finanças você terá uma ideia melhor de quais itens e serviços custam mais mensalmente. Fazendo esse relatório você poderá separar aquilo que realmente não é necessário, ou você pode viver sem caso necessário.
Gastos como aluguel, comida e serviços essenciais são prioridades, então separe esses custos e veja com o que você está gastando o seu dinheiro. Como falamos, pequenas contas podem se acumular durante o mês.
Conseguir cortá-las, ou diminuí-las ajuda muito ao organizar as finanças e você pode economizar para ter gastos mais importantes ou mesmo para fazer uma reserva de emergência.
Evite assumir novas dívidas
Um ponto importante também é evitar assumir novas dívidas, mesmo que elas caibam no seu orçamento. Isso acontece porque em tempos de crise, nós não temos o controle da situação e os ganhos podem começar a diminuir bastante.
Quando isso acontece, você terá que usar sua reserva para pagar as dívidas contraídas e, se ocorrer alguma emergência, não terá mais aquele dinheiro guardado para cobrir. Dessa forma analise bem antes de fazer qualquer conta.
Claro que isso também depende do seu controle financeiro e da sua organização, pequenas dívidas podem não afetar o seu orçamento, mas o ideal é evitar comprar itens supérfluos, ou seja, que realmente não são necessários naquele momento.
Faça pesquisas de preços
Outra boa dica é fazer uma pesquisa de preços mais detalhada. Isso costuma ser rotina dos brasileiros, mas é bom intensificar essa prática e escolher realmente o lugar mais barato para comprar ou alugar qualquer coisa.
Portanto, sempre que precisar ir ao mercado ou fazer compras do dia a dia, dê uma pesquisada na internet para verificar o preço de antemão, assim você pode escolher o estabelecimento mais em conta. Se você tem o costume de utilizar deliveries, fique de olho em promoções, como entregas grátis, por exemplo.
Essa pesquisa pode diminuir muito seus gastos mensais e você terá mais dinheiro guardado para emergências. Em tempos de crise isso é fundamental, pois nunca sabemos quais serão as consequências e quanto tempo durará esse período.
Com essas dicas você conseguirá ter um controle melhor das finanças em tempo de crise. Isso ajudará na qualidade de vida, pois você ficará mais despreocupado e também pode ser fundamental para conseguir fazer investimentos no futuro.