Cuidados com o Imóvel

Home Office: 4 dicas para trabalhar de forma produtiva em casa

Compartilhe este post

Quem começou a trabalhar em casa nos últimos tempos pode precisar de algumas dicas para home office de forma produtiva, afinal, não é fácil manter o foco e a concentração no teletrabalho.

A casa, os moradores e a organização são fundamentais nessa hora, principalmente para quem não tem um local adequado para isso e está começando agora nesse tipo de trabalho.

Neste texto nós separamos 4 dicas para trabalhar de forma produtiva em casa. Não perca!

1. Prepare um local silencioso

A nossa primeira dica para ter uma boa produtividade no home office é preparar o local corretamente, de forma que você possa se concentrar no que tem que fazer durante o expediente.

O ideal é ter um cômodo só para isso para que você possa fechar a porta e se isolar do restante da casa, funcionando como um escritório. Porém, muitas pessoas não têm essa possibilidade, então é preciso improvisar.

Seja na sala, seja no quarto, utilize um espaço cômodo e tenha tudo às suas mãos. Não fique perto de eletrodomésticos barulhentos, televisão, aparelhos de som etc. O ideal é ficar longe do cantinho das crianças.

2. Estabeleça uma rotina de trabalho

Uma das dicas para home office mais importantes é estabelecer uma rotina de trabalho. A maior dificuldade da maioria das pessoas que começam a trabalhar em casa é se organizar em relação aos horários.

Isso acontece porque em casa é muito cômodo fazer várias pausas, adiantar serviços domésticos, conversar com a família etc., mas isso é muito prejudicial para a sua produtividade.

Estabeleça um horário que você utilizará só para trabalho e encare isso como se estivesse realmente na empresa, com supervisores e outros colegas de trabalho. Foque nas suas tarefas e respeite também as pausas para descanso.

3. Tenha uma infraestrutura adequada

Outro ponto fundamental para o home office render mais é ter uma infraestrutura adequada. Aqui, tenha todos os aparelhos necessários para o seu trabalho, como um bom computador, iluminação agradável, agendas e serviços essenciais.

Um dos pontos fundamentais é o serviço de internet. Dependendo da região, você encontrará operadoras diferentes e velocidades variadas, mas o essencial aqui é a estabilidade da conexão.

Com tantas reuniões online, acesso a sistemas em nuvem e necessidade de estar conectado, ter uma internet estável garante que a conexão não cairá durante chamadas e você poderá trabalhar com foco durante todo o expediente.

4. Peça colaboração dos outros moradores

Um problema comum entre as pessoas que começam o home office são os outros moradores da casa. Muitos não entendem que você está trabalhando, precisa de concentração e evitar ao máximo interrupções, principalmente as crianças.

Aqui, a dica é sentar com toda a família para uma reunião e explicar que o home office é a sua nova forma de trabalho e que eles devem tratar isso de forma séria, evitando interrupções, barulhos e outros problemas.

Uma boa atitude é tratar o home office como o trabalho na empresa: só pode haver uma interrupção se realmente isso for necessário, como emergências. Se a pessoa não ligaria para o seu empregado para tratar daquele assunto, então também deve respeitá-lo no teletrabalho.

5. Utilize móveis ergonômicos

Um fator que muitas pessoas não prestam atenção, mas que também é fundamental para a produtividade no home office são os móveis utilizados, principalmente a escrivaninha e a cadeira.

Lembre-se de que você passará cerca de 8 horas por dia trabalhando (se seguir uma jornada de trabalho comum) e estar confortável e com uma boa postura é fundamental para a sua saúde. Portanto, compre uma boa cadeira e deixe ela na altura adequada, isso também serve para a mesa que você utilizará.

Gostou dessas dicas para home office? O teletrabalho tem crescido ao longo dos últimos anos e a pandemia de COVID-19 alavancou esse crescimento, portanto, saber como turbinar a produtividade nessa hora é fundamental.

Se você achou este conteúdo interessante, não deixe de nos seguir nas redes sociais — Facebook, Instagram e LinkedIn — para acompanhar nossas atualizações!

Comentários no Facebook

Related stories