Decoração

Tendências da arquitetura: conheça o design biofílico!

Compartilhe este post

Uma tendência inovadora na arquitetura cresce com a proposta de ampliar de forma radical a proximidade com a natureza, em contraposição ao predomínio do concreto nas grandes cidades do mundo.

O design biofílico prometer ampliar o bem-estar e a qualidade e vida dos moradores ou usuários de grandes empreendimentos, tornando os espaços criados pela mão humana mais próximos de ambientes naturais.

Neste post vamos falar mais sobre esta vertente arquitetônica e mostrar por que ela pode mudar não só a sua rotina, mas a sua vida. Confira!

O que é design biofílico

O design biofílico é uma tendência que se busca estabelecer uma conexão entre espaços construídos pelo homem com elementos naturais. É uma busca pela maior sintonia entre os ambientes internos, onde o homem passa a maior parte de sua vida, e os ambientes naturais, de forma harmoniosa.

Uma das premissas da biofilia, corrente de pensamento surgida nos anos de 1980 que pode ser traduzida como “amor a vida e aos seus vivos”, é de que o homem depende de sua afinidade com o meio ambiente para suas funções mais básicas. Porém a urbanização acelerada e o avanços tecnológicos mascaram esta necessidade, relegando-a a um segundo plano.

Por meio do design biofílico a arquitetura se propõe a resgatar esta conexão, facilitando o contato com elementos naturais, integrando-os ao dia a dia dos ambientes construídos. Assim, são concebidos ambientes corporativos ou residenciais que valorizam o contato do homem com a natureza.

Como se materializa o design biofílico

Não basta investir em coberturas vegetais e muitas plantas para criar um ambiente de acordo com os preceitos do design biofílico. É preciso desenvolver espaços que realmente se integrem à natureza.

A presença da natureza no espaço deve orientar o projeto, por meio de aberturas que propiciem o contato com elementos naturais, como a visibilidade para a fauna, os sons da natureza ou as correntes de ar, por exemplo.

Como alternativa a esta integração direta o design biofílico prega a criação de ambientes onde ocorra a “analogia à natureza”. Isso por ser feito com o uso de elementos que reproduzam as texturas naturais ou que assim possam ser compreendidos por quem habita ou ocupa estes ambientes.

Quais os benefícios do design biofílico

A aplicação e reprodução de elementos naturais nas construções garantem uma série de benefícios que podem garantir mais qualidade de vida e bem-estar aos moradores.

O design biofílico garante algumas características ao empreendimento como melhorias na qualidade do ar, no conforto acústico e térmico do ambiente. Também garante uma melhor iluminação natural do ambiente materializando espaços onde a interação social é facilitada.

Além disso, a natureza aplicada a um empreendimento pode ter um efeito relaxante, reduzindo o estresse e a ansiedade, entre outros benefícios.

Estes são alguns dos conceitos básicos do design biofílico, uma tendência da arquitetura que busca reconectar o homem com a natureza, garantindo mais qualidade de vida a quem vive em ambientes fechados.

Este conteúdo foi interessante para você? Então que tal compartilhá-lo com seus contatos em suas redes sociais para que seus amigos e familiares também conheçam esta tendência?

Comentários no Facebook

Related stories