Pesquisar, visitar e planejar: essa é a rotina de muitos consumidores na busca da casa própria. Nessa última etapa é justamente onde os compradores mais devem prestar atenção, orçando todos os custos necessários para a compra. Sendo assim, elaboramos este post para responder uma dúvida recorrente. Afinal de contas, qual o valor da escritura do primeiro imóvel?
Muitas vezes, esse detalhe foge ao planejamento dos compradores, que mais tarde, ficam surpresos com a necessidade de arcar com o custo inesperado. Por isso, ajudaremos você a evitar essa situação, garantindo que esteja bem informado durante sua compra. Acompanhe!
O que é a escritura?
Tecnicamente, a escritura é um documento que comprova a transferência de um bem entre duas partes. Isso acontece por meio da transferência de titularidade, que parte do vendedor para o novo proprietário, em um contrato de comum acordo. Apesar disso, é bem comum que as escrituras sejam confundidas com os registros imobiliários.
Na realidade, o registro é um procedimento que ocorre após a oficialização da escritura. Com esse documento em mãos, o cartório responsável dá fé na transferência da propriedade e oficializa o novo proprietário, registrando sua titularidade na matrícula do imóvel.
No fim das contas, para que o imóvel seja considerado seu, você precisa do registro imobiliário, e para conseguir o registro, você precisa da escritura. Sendo assim, os dois procedimentos são complementares.
O que é necessário para emitir esse documento?
A certo modo, a escritura precisa conciliar as informações de ambas as partes no negócio — quem vende e quem compra. Confira os documentos exigidos abaixo!
Comprador
- cópia autenticada ou original do CPF e RG do(s) proprietário(s) e do cônjuge;
- certidão de casamento ou nascimento;
- informações de endereço e profissão.
Vendedor Pessoa Física
- cópia autenticada ou original do CPF e RG do(s) proprietário(s);
- certidão de casamento atualizada ou pacto antenupcial devidamente registrado;
- comprovante de residência;
- profissão dos proprietários e seus cônjuges.
Vendedor Pessoa Jurídica
- contrato social atualizado;
- comprovante e inscrição do CNPJ;
- cópia autenticada ou original do CPF e RG do(s) sócio(s) proprietário(s);
- Certidão da Junta Comercial;
- Certidão Negativa de Tributos Federais;
- Certidão Negativa de Contribuições Previdenciárias.
Imóvel urbano
- IPTU;
- Matrícula atualizada;
- Certidões negativas de débitos estaduais e tributários;
- Certidão de Cadastro Municipal.
Qual o valor da escritura do primeiro imóvel?
O ponto mais importante sobre o preço desse documento é entender sua proporcionalidade, que faz com que o custo flutue conforme o valor do imóvel. Digamos que você tenha comprado um apartamento de R$300 mil. O Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) custa 2% do valor venal da propriedade, correspondendo a R$6 mil.
Além disso, você deverá acrescentar as custas referentes à prestação de serviços do cartório, que também podem variar de acordo com a janela de preço do seu imóvel. As taxas podem ser atualizadas a depender do estabelecimento, mas costumam estar precificadas em torno de R$3 mil. Por conta disso, é fundamental que você considere esse custo no planejamento, evitando o desconforto de uma dívida inesperada.
Gostou deste conteúdo esclarecendo qual o valor da escritura do primeiro imóvel? Lembrou de algum detalhe técnico ou custo adicional na sua experiência? Então aproveite para enriquecer a discussão, compartilhando a sua opinião em um comentário abaixo desse post!

