Deixar o local em que vivemos em sintonia com as nossas preferências é sempre uma boa ideia, não é? No entanto, para obter os melhores resultados, é necessário saber como fazer as mudanças de maneira adequada. Por isso, preparamos um conteúdo falando sobre tudo que você precisa saber sobre decoração de interiores!
Ao contrário do que muita gente imagina, a decoração de interiores não influencia apenas a beleza da casa, mas também a sua funcionalidade, a forma pela qual os moradores expressam o seu gosto pessoal nela e ajuda até mesmo na valorização da propriedade. Tem interesse? Então, continue sua leitura e aprenda mais sobre o tema!
O que é decoração de interiores?
A decoração de interiores nada mais é do que o conjunto de medidas e técnicas que visam aprimorar a composição de ambientes internos de um imóvel. Para isso, um profissional especializado, como um designer ou arquiteto, se vale do planejamento e da organização dos espaços, escolhendo ou combinando os mais diversos elementos decorativos.
O grande ponto é que, para isso, é preciso estabelecer relações estéticas e funcionais, deixando o local não apenas esteticamente agradável, mas também mais prático, mantendo a sintonia com as tendências do momento e o gosto pessoal dos moradores. Logicamente, combinar tudo isso é um belo desafio.
Qual é a importância da decoração de interiores?
Em um primeiro momento, podemos relacionar a importância da decoração de interiores com a questão estética, como dissemos anteriormente. No entanto, o fato é que o uso de técnicas adequadas e escolhas inteligentes na decoração promove mais praticidade, aconchego, convivência e até mesmo produtividade aos ambientes de uma propriedade.
Um profissional competente do ramo pode transformar completamente o perfil do imóvel, de acordo com as necessidades, expectativas, anseios, gostos pessoais e condições financeiras dos moradores. Por meio de uma mistura bem dosada de elementos, é possível encontrar a melhor relação possível entre design, conforto e funcionalidade.
Como ela influencia na beleza da casa?
Uma boa decoração de interiores tem forte influência na beleza de um imóvel, embora não seja a sua única função. O trabalho do arquiteto ou designer deve aliar uma série de fatores relevantes, como raciocínio lógico, sensibilidade e emoção, sem deixar de lado os conceitos de funcionalidade e conforto.
A formação do arquiteto ou designer permite que esse profissional saiba explorar assuntos relacionados à estética e ergonomia. Tudo isso para entender as formas pelas quais os ambientes se relacionam com a iluminação natural, ventilação, a composição de itens de arte, mobília, circulação de pessoas e assim por diante.
Quais as principais tendências de decoração de interiores?
Assim como escolher um bairro para morar ou um imóvel para sua família é importante, estar em sintonia com as tendências de decoração de interiores pode fazer com que sua propriedade se torne mais aconchegante, funcional e valorizada. Veja quais são elas!
Sustentabilidade
Não dá para falar sobre as principais tendências de decoração de interiores nos dias de hoje sem citar sustentabilidade. Trata-se de um dos temas mais relevantes na sociedade atual. A sustentabilidade envolve todas as maneiras de minimizar os impactos no meio ambiente, inclusive no mercado de construção civil, reconhecidamente poluente.
Nesse sentido, muitos clientes estão demandando o consumo de materiais reaproveitados, como maneira de demolição e tijolos ecológicos. Além disso, há uma grande aposta flores e folhagens ornamentais como recursos que marcam presença em diversos cômodos. Tudo isso de maneira pensada e estratégica, usando nichos e formas orgânicas.
Minimalismo
Em um processo relativamente similar à demanda por sustentabilidade, muitas pessoas estão apostando no minimalismo. Existe um interesse em aplicar esse conceito na rotina, fazendo com que as pessoas se desprendam do antigo desejo de possessão de bens materiais, priorizando a praticidade, a leveza e a funcionalidade.
Com o minimalismo, os diferenciais da decoração de interiores são percebidos nos detalhes, como uma parede de cor quente ou uma obra de arte cuidadosamente posicionada. A ideia é evitar excessos e apostar na simplicidade, embora isso abra a prerrogativa interessante de conseguir investir em poucos artigos de muita qualidade.
Estilo retrô
É bem provável que você já tenha percebido que uma das grandes tendências de decoração de interiores dos últimos anos está na valorização do estilo retrô. Para isso, são utilizadas peças e escolhas que trazem informações vintage, com inspirações em temas antigos, mas que não precisam, necessariamente, estar em itens originais de outra época.
O curioso é que isso pode trazer à tona preferências que, há pouco tempo, poderiam ser consideradas ultrapassadas ou até “cafonas”. Um exemplo claro é o uso do dourado, que voltou a ser sinônimo de luxo e requinte, sobretudo em acabamentos metálicos. Eles harmonizam muito bem com ambientes mais clássicos e com locais mais românticos.
Versatilidade
Uma realidade que estamos vendo no mercado imobiliário, especialmente nos maiores centros urbanos, é a construção de propriedades com metragens mais discretas, como flats, lofts e apartamentos de um quarto. Naturalmente, isso faz com que a decoração de interiores precise buscar soluções que otimizem o espaço dos cômodos.
A versatilidade passa a ser uma necessidade, inclusive para as pessoas que passaram a trabalhar ou estudar mais em casa por conta das recentes demandas de distanciamento social. Os projetos atuais contemplam a possibilidade de realizar inúmeras tarefas em um único lugar, como escritórios embutidos em armários ou closets.
Multifuncionalidade
Assim como a versatilidade, a multifuncionalidade está presente nos projetos atuais de decoração de interiores. Ambos permitem a elaboração de ambientes que possam estar em consonância com as demandas atuais de rotina, cumprindo duas ou mais funções.
A multifuncionalidade acaba gerando uma economia dos espaços, a redução de gastos e a facilidade na rotina dos moradores. Os exemplos mais clássicos são o sofá-cama na sala ou aquela mesa extensível na cozinha, mas até mesmo esses itens ganharam repaginações e estão muito mais vantajosos.
Os armários de quarto com escrivaninha também estão ganhando o mercado, assim como os balcões divisórios em cozinhas americanas e outras ideias que visam aproveitar cada centímetro disponível dos imóveis.
Como se inspirar nessas tendências?
Você pode (e deve) se inspirar nessas tendências para fazer a decoração da sua casa. No entanto, é preciso saber como usar tal inspiração. O seu objetivo não é apenas deixar os ambientes bonitos e na moda, mas também condizentes com suas preferências, as expectativas da sua família e a forma pela qual vocês pretendem usar a propriedade.
Uma boa decoração de interiores deve deixar a casa funcional, ajudando você a cumprir suas obrigações e descansar nos momentos em que isso for possível. Se você e seu cônjuge que fazem a faxina, contar com itens volumosos em grande quantidade pode não ser a melhor ideia. Reflita sobre suas verdadeiras demandas antes de tomar as decisões.
Como fazer a sua decoração de interiores?
Pronto! Se você chegou até aqui, já aumentou bastante os seus conhecimentos sobre a decoração de interiores. Porém, como você pôde ver, colocar em prática as tendências não é uma tarefa das mais simples. Além de contar com a ajuda de um bom profissional, você deve seguir alguns passos importantes. Confira quais são esses passos a seguir.
Comece com uma boa pesquisa
O primeiro passo da sua decoração de interiores é fazer uma boa pesquisa, especialmente se você está atrás de uma decoração barata, mas de boa qualidade. Para isso, você deve partir para a investigação, usando a internet a seu favor para buscar marcas e produtos de acordo com suas preferências, necessidades e, logicamente, de acordo com o seu bolso.
Acredite: mesmo os melhores designers, decoradores e arquitetos visitam sites e utilizam a praticidade que a internet proporciona para buscar alternativas interessantes. Aliás, seguir perfis de profissionais do ramo nas redes sociais pode ser outra boa estratégia para se inspirar e ficar a par das tendências mais recentes do mercado!
Respeite as características do espaço
Fica mais difícil fazer uma boa decoração de interiores sem respeitar as características do espaço. Uma peça muito grande e chamativa, por exemplo, certamente não se encaixará bem em um cômodo que não conte com tamanho suficiente para recebê-la. Diante disso, você precisa ter bastante sensibilidade para fazer suas escolhas.
Observe as características arquitetônicas do imóvel, a maneira como os cômodos foram divididos, se o padrão de acabamento é mais retrô ou moderno, entre outros pontos. Para completar a equação, cruze as informações anteriores com os gostos, interesses e a personalidade das pessoas que vão morar ali, como seu cônjuge, filhos e assim por diante.
Elabore um pequeno planejamento
Mesmo que você não seja um profissional de decoração de interiores, é recomendável elaborar um pequeno planejamento para organizar as suas ideias. É um passo fundamental para o sucesso nesse desafio, no qual você pode rascunhar um cronograma com todos os passos daquilo que deseja fazer no seu imóvel.
É interessante botar no papel os itens que você deseja comprar, o valor de cada um, os orçamentos conseguidos para as obras, medidas de cada uma das peças, lojas em promoção e assim por diante. O projeto merece ter todos os detalhes possíveis, até para fazer o direcionamento na hora de buscar uma ajuda especializada.
Aproveite os elementos da natureza
Ao pensar em decoração de interiores, é muito comum pensar em ações e mudanças artificiais, mesmo se estivermos focados na tendência da sustentabilidade. No entanto, vale relembrar que o seu imóvel pode ter um resultado satisfatório, principalmente no que se refere à sua saúde, se você aproveitar melhor os elementos disponíveis na natureza.
A iluminação natural, por exemplo, é excelente para o bem-estar físico e mental dos moradores e até dos animais de estimação. Ela pode ser promovida com o uso de janelas grandes e claraboias. A ventilação também tem um papel importante na renovação do ar, principalmente quando você aposta no conceito aberto, com menos paredes e divisórias.
Utilize as cores com mais inteligência
Por muito tempo, pensar em decoração de interiores era sinônimo de mudar as tonalidades dos ambientes. Embora isso possa ser realmente uma estratégia interessante e barata de mudar o perfil dos cômodos, as cores também devem ser encaradas como um complemento ao projeto de iluminação, valorizando sua influência sobre o estado psicológico.
Enquanto os tons mais frios, como branco e prata, são mais indicados para quem deseja criar uma atmosfera mais relaxante e tranquila, nuances quentes são mais recomendadas para locais de diversão, refeição ou lazer. Falando em termos de tendências, estão na moda as cores roxo, terracota, púrpura, verde, laranja e azul.
Mantenha um alto padrão de qualidade
Nem todo mundo consegue fazer um investimento muito alto na decoração de interiores. Porém, isso não quer dizer que você precise baixar o seu padrão de qualidade. Como dissemos no começo de nossas dicas, uma boa pesquisa pode ajudar você a encontrar promoções e lojas que vendam bons produtos por preços que cabem no seu bolso.
Tenha em mente que um item problemático pode estragar o projeto ou até colocar a saúde dos moradores em risco. Um móvel multifuncional, por exemplo, não costuma ser muito barato, mas mobílias de boas marcas e com matérias-primas diferenciadas oferecem uma tremenda certeza de durabilidade. Nunca se esqueça disso!
Conheça o poder do DIY (Do it Yourself)
Por fim, não podemos deixar de falar que, para fazer uma boa decoração de iteriores, uma excelente ideia é explorar o poder do DIY, sigla em inglês que quer dizer Do it Yourself (Faça Você Mesmo em português). Essa tendência significa utilizar objetos que você elaborou, concebeu ou, pelo menos, adaptou de acordo com os seus gostos pessoais.
Dá para fazer um pouco de tudo: reaproveitar uma mobília antiga da sua família, pintar algum objeto bacana de outra cor ou encapar alguns itens, como mesas, gavetas ou mesmo eletrodomésticos. Mesmo que você não tenha talento para trabalhos manuais, há a possibilidade de encontrar tutoriais úteis na internet.
Agora que você já sabe como fazer uma decoração de interiores excepcional na sua casa, o mais importante é dar início ao planejamento. Comece com uma boa pesquisa e bote no papel todos os passos do seu novo projeto!
Gostou do conteúdo? Assine a newsletter da Rino Imóveis para receber por e-mail mais dicas e novidades sobre decoração e mercado imobiliário.