Dicas de Compra

Financiamento ou consórcio imobiliário? Veja qual a melhor opção!

Compartilhe este post

Na hora de comprar a casa própria, muitas vezes não é possível realizar o sonho de fazer a aquisição à vista. Diante das opções de mercado, muitos compradores ficam em dúvida entre optar pelo consórcio imobiliário ou o financiamento.

O que pode parece uma dúvida inicialmente, na prática demanda apenas de uma análise sobre quais são as suas expectativas diante do imóvel. Para quem quer se mudar o mais rápido possível, financiar é a opção mais adequada.

Agora, se você quer pagar menos e tem flexibilidade quanto a mudança, o consórcio imobiliário pode ser a melhor saída. Se você quer entender melhor qual é a melhor opção, confira este post que preparamos para você!

Como funciona o consórcio imobiliário

O consórcio imobiliário é uma modalidade de compra que está ganhando adeptos entre aqueles que preferem poupar um dinheiro para comprar um bem específico. Na prática, para participar de um consórcio é preciso comprar uma cota de um investimento em que todos os participantes do grupo têm o mesmo objetivo, adquirir um imóvel.

Você paga mensalmente o valor estipulado de acordo com valor do montante final.

Ao longo dos meses são realizados sorteios que podem contemplar o participante com a carta de crédito para a compra do imóvel antecipadamente.

Qual a diferença entre o consórcio imobiliário e o financiamento

A diferença entre o consórcio imobiliário e o financiamento é justamente nesse tempo para adquirir o imóvel. No consórcio, é preciso passar todo o período do contrato pagando e aguardando ser sorteado, caso contrário, somente no final o participante pega a carta de contemplação e pode comprar o imóvel.

No caso do financiamento, o cliente escolhe o imóvel, entrega a documentação no banco e cerca de 30 dias depois recebe a resposta se foi aprovado ou não o empréstimo imobiliário. Após assinar o contrato, é só pegar as chaves e começar a mudança — mais rápido, fácil e seguro para quem está investido na compra de um imóvel.

3 motivos para fazer um financiamento imobiliário

Confira alguns motivos que tornam o financiamento imobiliário mais interessante para quem quer comprar um imóvel.

  1. utilizar o FGTS – é possível usar o saldo total ou parcial do FGTS para pagar a entrada do financiamento, facilitando a vida do comprador;
  2. mudança imediata – após assinar o contrato, em poucos dias as chaves do imóvel são entregues para o novo proprietário, que só precisa organizar a mudança;
  3. segurança – por ser negociado direto com o banco e por pagar por um imóvel que o cliente já adquiriu, não existe chance de calote ou a empresa de consórcio falir e os participantes perderem aquilo que investiram.

Importância de contar com ajuda profissional

Ao fazer um financiamento imobiliário, é importante que o comprador conte com o apoio de profissionais especializados no mercado e que conheçam todo o procedimento para auxiliar na aquisição. A Rino Imóveis, por exemplo, tem vasta uma experiência de atuação no mercado imobiliário e busca reduzir a burocracia para os seus clientes, trazendo mais confiança e segurança para o negócio.

Se você está em dúvida entre um consórcio imobiliário ou um financiamento, você precisa analisar qual é a modalidade de compra que mais se pratica no mercado imobiliário. Logo você descobrirá que o financiamento é a forma que o brasileiro mais utiliza para adquirir um imóvel.

Que tal, entendeu a diferença entre consórcio imobiliário e financiamento? Então, entre em contato conosco agora mesmo para conhecer o nosso portfólio e contar com o nosso apoio na compra do seu imóvel.

Comentários no Facebook

Related stories