Quando o país está passando por um momento de crise, alugar um imóvel pode ser o caminho mais fácil para poder mudar o endereço. A boa notícia é que os números de imóveis para alugar dispararam nos últimos anos e os preços também baixaram.
Ao pesquisar o valor de um imóvel alugado, uma das dicas importantes é: observar os preços da vizinhança. Além disso, fique sempre atento ao contrato de locação, ele sempre prevê uma série de pontos que precisam ser levados em consideração. Qualquer alteração deve ser feita antes do contrato assinado.
Confira 6 dicas antes de fechar o contrato:
- Calcule condomínio, IPTU e garagem: o valor do aluguel costuma ser o maior gasto da nova moradia, mas está longe de ser o único. Coloque tudo na ponta do lápis.
- Escolha a imobiliária: pesquise e analise com cuidado cada imobiliária da sua região
- Atenção na vistoria: deixe de lado a pressa para fechar logo o acordo e seja cuidadoso. Confira se as lâmpadas, eletrodomésticos, torneiras, maçanetas, trancas das janelas estão funcionando.
- Tenha a papelada em mãos: para agilizar a burocracia, tenha sempre em mãos a documentação que costuma ser solicitada ao inquilino (RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de rendimento três vezes superior ao valor do aluguel).
- Alternativas ao fiador: a apresentação de um fiador costuma ser exigência de boa parte dos proprietários que colocam o imóvel para alugar. Na Rino temos uma nova forma de alugar um imóvel sem um fiador, usando apenas o cartão de crédito, com o CredPago.
- Conheça o contrato: leia e fique com uma via. Preste atenção nas informações como multa por uma eventual saída antecipada do imóvel e renovação anual.