Alugar um imóvel, inicialmente, pode parecer uma tarefa árdua. O interessado tem que pesquisar um local adequado e que caiba no seu bolso. Contudo, alugar com o proprietário pode tornar esse processo muito mais complicado e estressante.
Algumas pessoas optam por esse tipo de negociação porque acham que alugar com a imobiliária é mais complicado. O que se esquecem é que certos trâmites burocráticos são essenciais para garantir os interesses e direitos de ambas as partes.
Ficou curioso e quer entender mais sobre esse assunto? Então, leia este artigo até o final!
A segurança de um contrato
O processo de locação imobiliária deve obedecer à Lei do Inquilinato. Quando se loca um imóvel sem a assessoria de uma imobiliária, confiando apenas na palavra dos envolvidos, os dois lados correm risco de serem lesados. Geralmente porque desconhecem os seus direitos.
Por exemplo: o proprietário tem o direito de vender o seu imóvel, mas ele deve oferecê-lo primeiro ao inquilino. O inquilino tem o direito de exigir reformas na casa, desde que os danos sejam frutos de problemas estruturais, como uma falha na rede hidráulica e elétrica.
Paralelo a isso, o locador tem o direito de ter sua propriedade respeitada, exigindo do locatário reparação de danos causados.
Portanto, ter essa negociação respaldada por um contrato redigido por um profissional que conhece a Lei é muito importante.
Livrando-se do estresse
Lidar com um inquilino inadimplente ou com um senhorio que não cumpre suas obrigações pode tornar o dia a dia muito desgastante. Ninguém aluga uma casa com o objetivo se irritar, não é mesmo? Esse é mais um motivo para contar com o apoio de uma imobiliária.
A empresa tomará cuidado ao selecionar os imóveis que comercializa, com o objetivo de garantir que sejam propriedades adequadas aos seus clientes. Do mesmo modo, ela analisará cuidadosamente os dados do candidato a locatário para ter certeza de que ele honrará com as suas obrigações, exigindo, por exemplo, garantias de pagamento.
Negociar direto com o senhorio faz com que o inquilino fique refém da relação entre ambos. Esse relacionamento pode, sim, ser amistoso e agradável, mas e se não for? Vale a pena correr o risco?
Confusão na escolha de imóveis
Sair pela cidade procurando um imóvel é uma péssima forma de encontrar um lugar para morar. Além de ser desgastante, o inquilino poderá escolher um produto inadequado às suas necessidades ou com um preço injusto.
As imobiliárias têm um grande catálogo de opções de casas e apartamentos. O cliente pode ver diversos locais e escolher visitar apenas os que de fato o agradam. Dessa forma, ele traz agilidade ao processo de locação.
Agora que você entendeu os riscos de alugar com o proprietário, sem ter o apoio de uma imobiliária, já sabe que essa pode não ser a melhor ideia na hora de encontrar um lugar para morar, não é mesmo?
Se você está pensando em morar na região de Rio Claro (SP) ou se tem um imóvel e pretende alugá-lo, procure a Rino Imóveis. Nossa empresa atua no mercado imobiliário desde 1978 ajudando as pessoas a fazerem bons negócios!