Finanças

Orçamento financeiro: como ele ajuda a comprar a sua casa dos sonhos?

Compartilhe este post

Adquirir a casa dos sonhos é uma grande conquista, mas exige alguma dose de sacrifício e um bom trabalho de planejamento. Por mais distante que esse objetivo lhe pareça, é possível torná-lo viável a partir da preparação de um orçamento financeiro que ajude a alcançá-lo.

Essa não é uma tarefa fácil, mas algumas atitudes podem facilitar o caminho. Confira, neste post, dicas de como planejar financeiramente a compra da casa ou do apartamento dos seus sonhos, reavaliando sua rotina financeira e atuando com disciplina e foco. Confira!

Determine um padrão financeiro

Um primeiro passo para planejar o orçamento financeiro para a compra de um imóvel é estabelecer um padrão que deseja manter. É a partir dessa definição que você vai poder avaliar qual a sua capacidade de reunir capital.

Avalie, com sua família, o tamanho do sacrifício que estão dispostos a fazer para comprar o imóvel novo. A partir disso, determine o tipo de casa ou apartamento que você vai adquirir e em quanto tempo é possível atingir esse objetivo.

Reavalie suas despesas

Para reunir capital suficiente para comprar um imóvel, provavelmente, você terá que readequar despesas e rever gastos. Trata-se de um exercício de estabelecer prioridades, e isso é uma decisão pessoal, que envolve desejos, necessidades e a disposição para fazer sacrifícios.

Talvez seja necessário reduzir as férias ou mesmo alterar o seu destino; desfazer-se do segundo carro da família etc. O importante é ter em mente que se está abrindo mão de algo em nome de um bem maior, de um objetivo futuro.

Se você tem dívidas, tente renegociá-las. Os juros pagos aos bancos são um grande ralo por onde escorrem suas economias.

Estabeleça metas atingíveis

Ter metas é essencial para o sucesso de um projeto financeiro. É muito importante que você estabeleça quanto capital deve reunir em um determinado tempo para conseguir comprar o seu imóvel.

Porém, ao determinar essa meta, seja realista. Um objetivo muito modesto pode não ser suficiente para realizar a aquisição em um prazo razoável. Já a projeção de uma economia muito radical pode ser desestimulante. O mais importante é que o esforço seja contínuo e envolva toda a família.

Faça uma reserva financeira

Não é porque você está focado em um determinado objetivo financeiro — neste caso, a compra de um imóvel —, que ficará livre de emergências. Um acidente, uma doença ou outra situação inesperada podem exigir um desembolso imediato e atrasar seus planos. Isso se você não for prevenido.

Manter uma reserva de segurança é uma medida sensata em todos os momentos da vida. Em meio a um projeto financeiro, não é diferente. Criando um fundo para emergências, você não apenas fica preparado para situações inesperadas, como não compromete a economia que já fez no projeto da casa.

Essas são algumas medidas que podem te ajudar a planejar melhor seu orçamento financeiro, de forma a garantir a compra do imóvel desejado pela sua família. Tenha em mente que o caminho até essa conquista pode ser um tanto árduo e exigir alguns sacrifícios. Mas, no final, será extremamente compensador.

Lembre-se de que financiar a compra do imóvel é uma alternativa importante para alcançar essa meta. Aproveite para conferir este outro artigo sobre como melhorar suas chances de obter um financiamento!

Comentários no Facebook

Related stories